IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Obama pede redução no consumo de combustíveis dos caminhões

18/02/2014 17h06

WASHINGTON, 18 Fev 2014 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, pediu nesta terça-feira a redução das emissões de poluentes dos caminhões nos próximos dois anos, defendendo a medida como uma iniciativa positiva para o meio ambiente e para a economia americana.

Obama, que apesar dos objetivos ambiciosos não conseguiu até agora que o Congresso aprove medidas para as mudanças climáticas, estabeleceu desde 2009 novas formas de consumo de combustível para veículos particulares e de carga leve.

Durante um discurso nesta terça-feira em um centro comercial atacadista nos arredores de Washington, o presidente ordenou que seu governo estabeleça antes de 31 de março de 2016 padrões mais rígidos para os caminhões. Embora esses veículos representem 4% do tráfego nos Estados Unidos, seu consumo de combustível equivale a 20% do total no setor dos transportes, afirmou.

Cinco anos depois de ter aprovado um plano de resgate com condições da indústria automotiva americana, o presidente disse que "cada vez que alguém diz que não se pode fazer crescer a economia reduzindo a contaminação, no fim não teve razão".

"A economia cresce. Estamos criando empregos. Estamos gerando mais energia limpa. Estamos reduzindo nossa dependência do petróleo importado. E estamos gerando menos emissões de carbono perigosas", ressaltou Obama.