IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Acordo de credores com a Grécia para liberar nova parcela de resgate

18/03/2014 09h12

BRUXELAS, 18 Mar 2014 (AFP) - A troica de credores da Grécia (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) alcançou um acordo em Atenas que permite liberar uma nova parcela do resgate ao país, indicou nesta terça-feira uma fonte europeia.

No entanto, a Comissão europeia mostrou-se mais prudente nesta terça-feira em uma coletiva de imprensa e informou sobre "um acordo envolvendo os principais pontos", disse Simon O'Connor, porta-voz do comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn.

"As discussões foram longas. Estamos muito perto de um acordo" que pode ser anunciado nesta terça-feira, indicou o porta-voz, acrescentando: "são temas complicados, difíceis, mas o importante é que estamos agora muito próximos de um acordo".

Iniciada no fim de setembro, a quarta revisão das contas e das reformas gregas, no âmbito de seu segundo programa de resgate, deveria ter sido fechado há várias semanas.

As negociações foram interrompidas em meados de dezembro e as autoridades da troica retornaram a Atenas no fim de fevereiro.

Esta revisão é chave para desbloquear a nova parcela do resgate, de 8,5 bilhões de euros, que permitirá a Atenas enfrentar os vencimentos de sua dívida de abril e maio.

bur-pa/me/ma