IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ucrânia lança operação antiterrorista contra rebeldes pró-russos

13/04/2014 09h03

SLAVIANSK, Ucrania, 13 Abr 2014 (AFP) - O governo ucraniano, confrontado com focos de rebelião armada pró-russos no leste do país, lançou neste domingo uma operação antiterrorista - que deixou mortos e feridos - para tentar retomar o controle destas zonas fronteiriças com a Rússia.

A operação antiterrorista teve início em Slaviansk, cidade do leste do país onde, no sábado, grupos armados pró-russos se apoderaram de prédios da polícia e dos serviços de segurança, anunciou no Facebook Arsen Avakov, o ministro ucraniano do Interior.

Ele informou ainda que há um morto e cinco feridos entre as forças governamentais e um número indeterminados de vítimas entre os separatistas.

O governo pró-europeu de Kiev denunciou no sábado uma "agressão" da Rússia, após ataques de grupos armados pró-russos em cidades do leste da Ucrânia.

Olexandre Turchinov, presidente interino da Ucrânia, convocou uma reunião do Conselho de Segurança do país enquanto combates aconteciam em várias cidades, mas nenhum anúncio oficial foi feito.

O aumento da tensão acontece pouco depois de ser anunciada para a próxima quinta-feira em Genebra uma reunião entre Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e União Europeia.

Já o vice-presidente americano, Joe Biden, viajará à Ucrânia no próximo dia 22, para reafirmar o apoio de Washington a Kiev e tomar medidas para aumentar sua segurança energética em meio à crise com a Rússia, anunciou neste sábado a Casa Branca.

Houve confrontos em localidades da província de Donetsk, como em Kramatorks, onde "desconhecidos abriram fogo contra o governo local", indicou o ministro do Interior.

Em Krasny Liman, também na província de Donetsk, combatentes armados atacaram a polícia com armas de fabricação russa K100, de uso exclusivo das Forças Armadas russas.