IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM se defende ante a justiça de Nova York após denúncias

22/04/2014 12h31

NOVA YORK, 22 Abr 2014 (AFP) - A General Motors anunciou nesta terça-feira a apresentação de um recurso ante um tribunal de Nova York para se proteger das denúncias de usuários que consideraram ter sido afetados pelo recall tardio de veículos potencialmente defeituosos ligados a 13 acidentes fatais.

Em um comunicado, a GM indica que seu procedimento está vinculado às denúncias formuladas contra o grupo em diversos pontos dos Estados Unidos por pessoas que não foram fisicamente afetadas pelos incidentes provocados por um problema de ignição apresentado por muitos de seus veículos.

O recurso foi apresentado perante o tribunal de Nova York, que supervisiona as operações do grupo desde que em 2009 saiu da quebra, e pede que esta instância determine se as denúncias dos usuários, que exigem indenizações financeiras, são pertinentes.

Nas últimas semanas, a montadora americana anunciou o recall de 2,6 milhões de veículos potencialmente equipados com a chave de ignição que esteve na origem deste problema, detectado pela primeira vez há dez anos.

O grupo é alvo de uma tripla investigação, do departamento de Justiça, da agência de segurança em rotas (NHTSA) e do Congresso, que pretendem saber por que a GM demorou tanto para realizar o recall destes veículos.

A General Motors contratou, de qualquer forma, o advogado Kenneth Feinberg, que cuidou do caso das indenizações pagas pela petroleira BP após a maré negra no Golfo do México, em 2010, para ajudá-la a avaliar eventuais compensações financeiras por este caso.

"A GM já reconheceu que tem obrigações civis e legais em relação aos ferimentos que tenham sido associados aos veículos retirados", destacou o comunicado do grupo desta terça-feira.