IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fotógrafo da AFP recebe oito prêmios em 2014

24/04/2014 14h12

MADRI, 24 Abr 2014 (AFP) - O fotógrafo espanhol da AFP Pedro Armestre, que se recuperou recentemente de um ferimento que sofreu na perna enquanto cobria touradas, recebeu nesta quinta-feira seu oitavo prêmio de fotografia em 2014.

Entre seus trabalhos premiados, destaca-se uma fotografia de uma corrida de touros de São Firmino de 2013 feita para a AFP, na qual se vê o público nas varandas nas ruas estreitas de Pamplona enquanto jovens correm dos touros.

Esta fotografia tirada em 7 de julho do ano passado lhe rendeu três prêmios: o Nikon Press Photo na Espanha, em janeiro, o prêmio internacional Rei da Espanha, em março, e o prêmio Ortega y Gasset, concedido pelo jornal espanhol El País este mês.

"Era uma foto que eu vinha pensando há três anos", disse Armestre, afirmando que em 7 de julho do ano passado, dia de São Firmino, surgiram as condições necessárias: a varanda e o ângulo adequados, a primeira corrida de touros da festividade e que coincidia com um domingo.

"É uma foto que permanecerá por muito tempo como a imagem das festas de São Firmino", acrescentou.

Armestre, fotojornalista independente de 42 anos e residente de Madri, também ganhou o primeiro prêmio do concurso Estação Imagem de Portugal este mês por uma série de imagens dos incêndios na Espanha realizada para a AFP.

No início deste ano, também recebeu o prêmio de ciência e história natural nos prêmios Pictures of the Year International por sua cobertura da mudança climática no Ártico, assim como o prêmio Feafes, uma organização de saúde mental.

Para terminar a série, Armestre recebeu esta semana o prêmio da Fundação Doñana 21 por uma fotografia de bombeiros enfrentando chamas colossais.

E nesta quinta-feira a Associação Cultural Avuelapluma reconheceu sua carreira com o prêmio inaugural Juan Guerrero de Fotografia.

Armestre voltou a trabalhar em fevereiro, depois de ter sua perna perfurada por um touro de 580 kg em 17 de setembro enquanto cobria a comemoração do Toro de la Vega, em Tordesilhas, no centro de Espanha.