IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Plataforma de Bitcoins MtGox anuncia início do processo de liquidação judicial

24/04/2014 08h12

TõQUIO, 24 Abr 2014 (AFP) - O administrador da plataforma de negociação da moeda virtual bitcoin MtGox anunciou nesta quinta-feira o início do processo de liquidação da empresa registrada no Japão, que declarou falência em fevereiro.

"Neste 24 de abril o tribunal de Tóquio ordenou o início do processo de liquidação da MtGox e a nomeação de um gestor de falência", explicou o advogado designado para cumprir a função, Nobuaki Kobayashi, citado pelo portal de bitcoin MtGox.

A nova etapa acontece depois que a MtGox foi colocada sob administração judicial em 16 de abril.

O gestor de falência, Kobayashi, administrará os bens da empresa até a liquidação e a divisão de bens entre os credores.

Kobayashi teme denúncias das 127.000 pessoas prejudicadas pela falência da MtGox, entre elas mil japoneses.

Como preparação para esta eventualidade, ele indicou que uma reunião sobre o tema foi programada para 23 de julho, sem obrigatoriedade de comparecimento.

"Pelo contrário, os que não apresentarem uma demanda de benefício da distribuição de bens da liquidação não receberão nada", advertiu.

Os detalhes sobre o procedimento serão publicados posteriormente no portal da MtGox (www.mtgox.com).

A MtGox recorreu em 10 de março à proteção provisória da lei de falências nos Estados Unidos, depois de declarar concordata no Japão.

A operadora de bitcoins no Japão recorreu à lei nipônica de falências depois de alegar a perda de de 500 milhões de dólares em moeda virtual, que pode ter sido provocada por um roubo cibernético.

O bitcoin, que valia poucos centavos quando foi criado em 2009, chegou a registrar cotação de mil dólares no fim do ano passado.