IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vietnã tem manifestações violentas contra a China em zona industrial

14/05/2014 09h40

HANõI, 14 Mai 2014 (AFP) - Quase 500 pessoas foram detidas após os violentos protestos, incluindo fábricas incendiadas, no sul do Vietnã contra a construção de uma plataforma de petróleo chinesa em uma zona marítima reivindicada por Hanói.

A explosão de violência provocou uma reação enérgica do governo chinês, que exigiu do Vietnã a adoção de medidas para acabar com os "atos criminosos e punir os autores".

As pessoas foram detidas quando "saqueavam, roubavam e incendiavam fábricas" de empresas chinesas na zona industrial de Binh Duong, sul do Vietnã, afirmou Le Xuan Truong, porta-voz da polícia da região.

Mais de 10 fábricas foram incendiadas na zona industrial Cingapura-Vietnã 1, em Binh Duong, perto da Cidade de Ho Chi Minh, a capital econômica vietnamita.

Entre as fábricas afetadas também estão unidades de empresas taiwanesas e sul-coreanas.

Este tipo de incidente é pouco frequente no Vietnã, um país controlado por um regime comunista de partido único.

O governo vietnamita prometeu "sanções severas para os que aproveitaram a situação para criar incidentes".

Os distúrbios mostram o "perigo do fervor nacionalista, em particular em um contexto institucional repressivo como o do Vietnã", afirmou Jonathan London, professor da City University de Hong Kong.

No Vietnã, país sem imprensa independente, os blogs de dissidentes divulgaram vídeos e fotos de milhares de trabalhadores destruindo as portas, janelas e escritórios das fábricas.

As exportações de bens de consumo são um dos pilares da economia vietnamita, com empresas como a sul-coreana Samsung, a americana Nike ou a alemã Adidas.

Empresas taiwanesas, japonesas e sul-coreanas suspenderam as atividades e colocaram bandeiras vietnamitas em seus portões como proteção, segundo o site de notícias VNExpress.

Taiwan condenou a violência e pediu ao Vietnã que garanta a segurança de seus cidadãos.

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, David Lin, advertiu que a situação "pode ter consequências sobre o desejo de investir dos empresários taiwaneses".

Na segunda-feira, os dirigentes da Associação de Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN) manifestaram "grande preocupação" com as disputas territoriais no Mar da China Meridional.

China e Vietnã mantêm uma antiga divergência territorial sobre as ilhas Paracelso e as ilhas Spratley, que seriam muito ricas em petróleo.

Os dois arquipélagos também ficam em vias marítimas muito importantes para o comércio internacional.

O Vietnã denunciou a decisão como "ilegal" e exigiu a retirada da plataforma. Também enviou navios à região, que segundo o governo de Hanói foram atacados ou pressionados por embarcações chinesas.

Para analistas, o governo vietnamita tolera algumas manifestações para que Pequim tome conhecimento de seu descontentamento.

"É uma boa lição para o Estado, que autorizou os manifestantes a demonstrar sua revolta contra a China, mas não conseguiu controlar a situação", disse o historiador Duong Trung Quoc à AFP.

bur-ceb/fp