Airbus lamenta violação do sigilo de relatório do voo Rio-Paris
PARIS, 15 Mai 2014 (AFP) - A fabricante europeia de aviões Airbus lamentou nesta quinta-feira a violação do sigilo de sumário após a divulgação, durante a semana, de elementos de uma perícia judicial da investigação do acidente do voo Rio-Paris da Air France de 2009.
"A Airbus lamenta que o segundo relatório estabelecido pelo colégio de especialistas independentes nomeado pelo juiz de instrução tenha sido transmitido à imprensa para ser publicado, em violação ao sigilo de sumário", afirmou a empresa.
As conclusões da perícia, que aparentemente inocentam em parte a Airbus, foram reveladas parcialmente na terça-feira pela imprensa.
No documento, com data de 30 de abril e solicitado um ano antes pelos juízes franceses a pedido da Airbus, os especialistas apontam a responsabilidade da tripulação, que teve uma reação "inapropriada".
Também acusam a companhia Air France, que não divulgou diretrizes claras após a falha repetida das sondas de velocidade Pitot, ponto de origem do acidente.
Na quarta-feira, a Air France anunciou que solicitaria a anulação do relatório por considerar que foi elaborado "de forma unilateral e não contraditória".
A Airbus afirmou nesta quinta-feira que "não comenta processos judiciais em curso".
O acidente com um A330 da Air France na costa do Brasil em 1º de junho de 2009 matou 228 pessoas.
O Escritório de Investigações e Análises (BEA) da França, que fez a investigação técnica, concluiu que a catástrofe pode ser atribuída a uma combinação de falhas técnicas e humanas.
Com base nessa conclusão, Air France e Airbus estão sendo processadas pela justiça francesa desde março de 2011 por homicídios culposos.
"A Airbus lamenta que o segundo relatório estabelecido pelo colégio de especialistas independentes nomeado pelo juiz de instrução tenha sido transmitido à imprensa para ser publicado, em violação ao sigilo de sumário", afirmou a empresa.
As conclusões da perícia, que aparentemente inocentam em parte a Airbus, foram reveladas parcialmente na terça-feira pela imprensa.
No documento, com data de 30 de abril e solicitado um ano antes pelos juízes franceses a pedido da Airbus, os especialistas apontam a responsabilidade da tripulação, que teve uma reação "inapropriada".
Também acusam a companhia Air France, que não divulgou diretrizes claras após a falha repetida das sondas de velocidade Pitot, ponto de origem do acidente.
Na quarta-feira, a Air France anunciou que solicitaria a anulação do relatório por considerar que foi elaborado "de forma unilateral e não contraditória".
A Airbus afirmou nesta quinta-feira que "não comenta processos judiciais em curso".
O acidente com um A330 da Air France na costa do Brasil em 1º de junho de 2009 matou 228 pessoas.
O Escritório de Investigações e Análises (BEA) da França, que fez a investigação técnica, concluiu que a catástrofe pode ser atribuída a uma combinação de falhas técnicas e humanas.
Com base nessa conclusão, Air France e Airbus estão sendo processadas pela justiça francesa desde março de 2011 por homicídios culposos.
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