IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Apple compra Beats Eletronics por US$3 bilhões

28/05/2014 21h37

NOVA YORK, 29 Mai 2014 (AFP) - A Apple anunciou nesta quarta-feira a compra da fabricante de fones americana Beats Electronics, do rapper americano Dr Dre, por 3 bilhões de dólares, na maior aquisição da empresa até hoje.

A gigante da informática também vai contratar o músico e o outro fundador da Beats, o produtor Jimmy Iovine, segundo o comunicado.

De acordo com analistas, a Apple está especialmente interessada no serviço de música "streaming" (exibição online) da empresa. Seria uma maneira de compensar a desaceleração no crescimento de sua loja na internet, o iTunes.

Bob O'Donnell, analista da TECHnalysis Research, se disse "um pouco perplexo" sobre o que a Apple ganha com a operação. "Por um lado, os produtos Beats são muito conhecidos, mas as pessoas que se interessam por um áudio de alta qualidade não os consideram os melhores". É algo que não se dirige "ao público tradicional da Apple".

O analista admite que apesar do "número relativamente limitado de clientes", Beats Music tem "contatos na indústria" suscetíveis de reforçar a presença da Apple neste setor.

A contratação de Iovine, considerado um visionário no mundo da música, também influenciou na decisão.

A revista Forbes calculou que com o acordo Dr Dre se tornou o artista de hip hop mais rico do mundo, com uma fortuna de 800 milhões de dólares.

A transação prevê a entrega de 2,6 bilhões de dólares no fechamento do negócio e dos 400 milhões restantes em parcelas.



- Das ruas de L.A. para a fortuna -

O músico Dr Dre percorreu um longo caminho desde o perigoso bairro onde nasceu, em Los Angeles, até tornar-se o rapper mais rico do mundo segundo a revista Forbes, após a negociação anunciada quarta-feira com a Apple.

Dr Dre descobriu e trabalhou com artistas do porte de Eminem, Snoop Dogg e P.Daddy, e foi um pioneiro do gangsta rap, assim como do G-Funk da costa oeste. Ganhou seis prêmios Grammy e, em 2001, tornou-se o primeiro produtor de hip hop a conseguir a estatueta de melhor produtor do ano.

Com a bilionária negociação da Beats Electronics, sua fortuna chegará aos 800 milhões de dólares - desbancando Sean "Diddy" Combs, então número um da lista da Forbes com riqueza avaliada em 700 milhões de dólares, assim como Jay Z, marido de Beyoncé, que cai para o terceiro lugar com 520 milhões.

Conhecida pelos fones que ornam as orelhas de celebridades e estrelas do mundo esportivo, a empresa de Dre foi fundada em 2008 em parceria com Iovine. A partir de agora, o rapper também trabalhará para a Apple.

soe/mr/dg/lr-mm