IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI comemora 'extraordinário' crescimento da África

28/05/2014 16h14

MAPUTO, 28 Mai 2014 (AFP) - A diretora do FMI, Christine Lagarde, comemorou nesta quarta-feira o avanço das economias africanas na última década como sendo "extraordinário."

Na véspera de uma conferência em Maputo que reunirá políticos da região, Lagarde disse que é hora de dar início "à próxima fase do seu desenvolvimento econômico".

A região da África Subsaariana deve crescer mais de 5% neste ano, de acordo com as últimas projeções do FMI, após ter exibido crescimento semelhante no ano passado.

Mas havia um sinal de cautela em meio à vertiginosa expansão econômica.

"Ainda há um longo caminho pela frente para concretizar as aspirações do continente: a extrema pobreza ainda está muito presente e há novos desafios impostos pela economia global", afirmou.

Enquanto políticos fazem um balanço da grande performance econômica da Africa, muitos estão atentos aos riscos futuros.

A região pode enfrentar uma retração na demanda por suas exportações, com a desaceleração de importantes mercados emergentes como Brasil, Índia e, sobretudo, China.

Pequim é o maior comprador dos recursos africanos, do cobre ao petróleo e ao gás.

Em cidades com crescimento acelerado, como Maputo, a presença da China é evidente, do aeroporto construído pelos chineses até os executivos que conversam em celulares enquanto transitam de reunião em reunião.

Mas a pobreza continua sendo o maior desafio do continente.

Antes do encontro em Maputo, grupos de defesa dos direitos humanos questionaram o atual otimismo em relação ao "ascensão da África."

"A África não está ascendendo para os cidadãos comuns", afirmou a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima, afirmando que levará questões sobre o crescimento da desigualdade para a conferência do FMI.

Ela acrescentou que a sonegação fiscal por parte das multinacionais tem sugado a renda do continente.

"Temos seis das dez economias com maior crescimento econômico do mundo, e o rápido aumento do número milionários cresce mais do que em qualquer outra região do mundo".

"Contudo, a África abriga seis dos dez países mais desiguais do mundo. As 50 pessoas mais ricas na África ganham cerca de 15% do PIB do continente", acrescentou Byanyima.

Moçambique é um exemplo gritante. De acordo com Byanyima, este ainda é um dos países mais pobres do mundo, apesar do constante crescimento econômico de mais de 7% ao ano na década passada.

Duas décadas após o fim da devastadora guerra civil, o país registra um intenso fluxo de capital estrangeiro no país, direcionado para as descobertas de reservas de carvão e gás natural.

jj-arb/rl/cc/dm