IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Países emergentes seguem sendo o motor do consumo de energia

16/06/2014 09h53

MOSCOU, 16 Jun 2014 (AFP) - Os países emergentes continuaram sendo em 2013 o motor da demanda mundial de energia, segundo estudo da BP publicado nesta segunda-feira, por ocasião d 21o. Congresso Petroleiro Mundial, em Moscou.

"A demanda mundial de energia aumentou em 2013, mas refletindo a fragilidade da economia planetária, seu crescimento (2,3%) ficou levemente abaixo da média histórica" (2,5%), indica o o gigante petroleiro britânico em seu estudo anual sobre energia.

"As economias emergentes continuam dominando o crescimento da demanda de energia, e representaram 80% deste crescimento no ano passado, e cerca de 100% nos últimos 10 anos", enfatiza a BP.

É a primeira vez que o estudo anual da BP - considerado uma "bíblia" nos setores energéticos - é apresentado no exterior desde seu lançamento há 63 anos.

Em termos de produção, o relatório indica que o aumento da produção de petróleo de xisto nos Estados Unidos, assim como outras jazidas chamadas 'compacts' - que requerem fragmentação hidráulica - compensaram a queda da oferta na Líbia, devido à crescente violência que afeta este país.