IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Maduro substitui ministro ligado ao controle do câmbio na Venezuela

18/06/2014 00h09

CARACAS, 18 Jun 2014 (AFP) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira a substituição do ministro do Planejamento, Jorge Giordani, "chavista" histórico e um dos maiores defensores do controle do câmbio no país.

"Quero agradecer o professor Jorge Giordani, companheiro de todos estes anos de luta, companheiro do comandante (Hugo) Chávez (...) e do governo revolucionário da Venezuela" por sua contribuição, disse Maduro em Petare, no estado de Miranda.

Para o lugar de Giordani o presidente nomeou Ricardo Menéndez, um geógrafo que até o momento era ministro da Educação Universitária e já ocupou a pasta da Ciência e Tecnologia.

"Pedi ao ministro Ricardo Menéndez, um geógrafo (...) e estudioso da economia, planejador (...) que assuma o ministério do Planejamento e seja o novo vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento, se dedicando a esta tarefa de maneira específica".

Giordani, 73 anos, foi o homem que dirigiu a política econômica da Venezuela a partir de 1999, quando Chávez assumiu o poder.

Chamado de "O professor", Giordani foi o responsável pelas cinco desvalorizações do bolívar nos últimos dez anos de controle do câmbio.

Para alguns, a saída de Giordani do Planejamento pode apontar para uma alteração no sistema de câmbio da Venezuela, responsável pela escassez de produtos básicos e por uma inflação anual de 60,9%.



pc-jm/lr