IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE inclui 11 nomes na lista negra por crise da Ucrânia

09/07/2014 21h02

BRUXELAS, 10 Jul 2014 (AFP) - A União Europeia (UE) se prepara para ampliar com 11 nomes a lista de personalidades passíveis de sanção por sua responsabilidade na crise ucraniana, informaram fontes europeias nesta quarta-feira.

Um "acordo preliminar" foi fechado ao final de negociações entre os embaixadores dos 28 Estados-membros, disse uma das fontes consultadas pela AFP, acrescentando que o acordo deve ser oficializado "nos próximos dias".

Segundo outra fonte do bloco, os embaixadores decidiram incluir 11 nomes de separatistas ucranianos às 61 personalidades russas ou ucraniana pró-Moscou já sancionadas com o congelamento de bens e com proibições de vistos por atentarem contra a soberania da Ucrânia.

De início, a UE havia decidido adotar sanções a partir de 1º de julho, ao término do prazo de três dias dado à Rússia pelos 28 chefes de Estado e de Governo para se comprometer a adotar ações concretas pela contenção no leste da Ucrânia.

Nesse meio-tempo, enquanto a Ucrânia lançou uma ofensiva para retomar o controle no leste separatista e enquanto Paris e Berlim continuavam tentando negociar uma solução para a crise com Kiev e com Moscou, divergências surgiram entre a maioria dos Estados, declarou uma fonte europeia.

Segundo essa fonte, o bloco se dividiu entre os que preferem agir com moderação, para não acirrar ainda mais os ânimos, e os mais "intransigentes". Este último grupo defende a necessidade de se enviar um sinal forte para Moscou e para os separatistas ucranianos.

Apesar do tom mais duro, Lituânia, Letônia, Grã-Bretanha, Polônia e Suécia finalmente aderiram, por enquanto, à posição de seus parceiros pela ampliação limitada das sanções, visando a figuras de segundo escalão.

Ao mesmo tempo, Berlim e Paris convidaram o presidente ucraniano, nesta quarta, a dar demonstrações de "contenção" no plano militar e anunciaram um "contato" nos próximos dias com o presidente russo, Vladimir Putin. O objetivo é lhe pedir que "faça pressão" sobre os separatistas para levá-los a negociar.



ccr-cb/sym/tt/lr