IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Putin desconversa sobre Argentina no Brics

10/07/2014 21h49

HAVANA, 11 Jul 2014 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, mostrou-se cauteloso nesta quinta-feira sobre as aspirações argentinas de integrar o grupo Brics, formado ainda por Brasil, Índia, China e África do Sul, e se pronunciou por "uma aliança estratégica" entre o bloco e Buenos Aires.

"A Rússia valoriza o desejo do governo argentino de se unir ao Brics. É muito possível estabelecer relações de aliança estratégica entre o Brics e a Argentina - o mesmo que com outros países em desenvolvimento - nos aspectos de política internacional, economia e finanças", disse Putin em uma entrevista exclusiva à agência cubana Prensa Latina.

Poucas horas antes de iniciar uma viagem por Cuba, Brasil e Argentina, Putin destacou que "a questão de aumentar o número de membros do Brics ainda não está em consideração".

"Primeiro, deve-se otimizar todos os numerosos formatos da cooperação estabelecidos no grupo", defendeu.

A cúpula do Brics acontece na próxima semana no Brasil. Índia, Brasil e África do Sul já se mostraram de acordo quanto a uma integração argentina.

"Não há critérios rigorosos para que um Estado se una ao Brics. A decisão é tomada individualmente", afirmou Putin, lembrando que "a Argentina é hoje um dos principais sócios estratégicos da Rússia na América Latina".