IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Londres abre investigação penal sobre mercado de câmbio

21/07/2014 12h04

LONDRES, 21 Jul 2014 (AFP) - O órgão britânico de combate à fraude financeira (SFO) anunciou nesta segunda-feira que abriu uma investigação criminal sobre suspeitas de manipulação do mercado de câmbio.

"O diretor do Escritório de Fraude (Serious Fraud Office) abriu hoje uma investigação criminal sobre as denúncias de conduta fraudulenta do mercado de câmbio", indicou em um comunicado este órgão público independente, que opera sob a supervisão da Procuradoria-Geral.

Esta investigação pode ser "tão grave" quanto o escândalo de manipulação da taxa Libor, que abalou o mundo das finanças, considerou o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney.

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) britânica lançou uma investigação regulamentar no Reino Unido sobre o enorme mercado cambial no ano passado. As investigações se estenderam para outros países, sobretudo Suíça e Estados Unidos.

O SFO já havia indicado que iria analisar "informações complexas" deste caso, antes de decidir abrir uma investigação criminal.