IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marinha italiana resgata cerca de 800 imigrantes no Mediterrâneo

21/07/2014 10h49

ROMA, 21 Jul 2014 (AFP) - A Marinha italiana resgatou cerca de 800 imigrantes na madrugada desta segunda-feira na região do Mediterrâneo, enquanto cinco corpos foram recuperados.

"A corveta Sfinge socorreu 95 imigrantes, incluindo duas mulheres, a bordo de uma lancha, e o navio San Giorgio interveio para resgatar dois barcos em que 276 refugiados, dos quais 33 mulheres e cinco crianças, estavam", declarou a Marinha em um comunicado.

Dois deles foram transportados de helicóptero para o hospital de Catania (Sicília) devido à sua saúde precária.

Já a fragata Zeffiro resgatou três barcos com 294 imigrantes a bordo e a corveta Ucrânia recuperou mais 98, de acordo com a Marinha.

Finalmente, a Guarda Costeira italiana realizou uma operação em conjunto com um navio mercante das Bahamas, que permitiu salvar 61 dos cerca de 80 imigrantes cujo "barco estava prestes a afundar".

Cinco corpos foram recuperados e a Marinha continua buscando outros passageiros nesta segunda-feira.

A Marinha indicou que atualmente 1.771 imigrantes resgatados nos últimos dias estão a bordo de seus navios à espera de autorização do governo para desembarcar.

A chegada de imigrantes aumentou nas últimas semanas devido às condições climáticas do verão e à falta de controle dos fluxos migratórios na Líbia.

Quase 80.000 tentaram chegar à Itália este ano, superando o ano recorde de 2011, com 63.000.

A maioria dos imigrantes que tentam chegar à Europa por mar vêm da Eritreia, Somália e Síria, mas também da Ásia e da África Subsaariana.