IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple lança esperado relógio inteligente

09/09/2014 17h17

SAN FRANCISCO, 09 Set 2014 (AFP) - A Apple superou todas as expectativas nesta terça-feira ao apresentar seu esperado relógio inteligente, que leva a tecnologia ao punho e controla as atividades físicas, além de lançar dois novos modelos de iPhone com telas maiores e um sistema de pagamento eletrônico.

"O Apple Watch é o equipamento mais pessoal que nós já criamos. Representa um novo capítulo na história da Apple", declarou o CEO da companhia, Tim Cook, durante um evento organizado em Cupertino (Califórnia, oeste dos Estados Unidos).

O relógio inteligente, que inaugura a primeira gama de produtos criados pela gigante da informática desde o nascimento do iPad, há quatro anos, começará a ser vendido no início de 2015 ao preço de 349 dólares.

"Vale a pena esperar", disse Cook, mostrando um modelo do Apple Watch.

O líder da empresa esteve sob a pressão para mostrar que a companhia não perdeu sua capacidade de inovação desde a morte de seu co-fundador, Steve Jobs, em 2011.

O relógio inteligente, que promete "mudar para sempre" a vida dos consumidores, é capaz de registrar os movimentos do corpo e as batidas do coração através de seus múltiplos sensores e da sincronização com o iPhone, modelos 5 e 6.

O aplicativo Workout (exercício) oferece em tempo real a distância percorrida, o tempo, as calorias queimadas e a rota escolhida para fazer exercícios.

"Alguns dos especialistas mais conceituados no mundo em saúde e fitness ajudaram a desenvolver o Apple Watch", afirma a companhia em seu site.



Um iPhone maior

A Apple também apresentou dois novos modelos de iPhone, caracterizados por aparelhos maiores.

O iPhone 6 terá 4,7 polegadas e o iPhone 6 Plus alcançará 5,5 polegadas (11,9 e 14 cm, respectivamente), dimensões que superam amplamente as 4 polegadas (10,1 cm) das versões 5C e 5S.

Esses desenhos permitirão à Apple competir no mercado dos smartphones de grande tamanho, cada vez mais popular entre os consumidores, graças a sua maior nitidez para assistir a vídeos, ver fotos, jogar e navegar na internet.

O preço de lançamento do iPhone 6 nos Estados Unidos será de 199 dólares, enquanto o modelo Plus custará 299 dólares, ambos com um contrato de dois anos com uma empresa de telefonia local. O site da Apple não havia divulgado ainda os preços do telefone sem contrato.

Os aparelhos também serão 50% mais rápidos e sua bateria será 50% mais eficiente que a do iPhone original.

É "o maior avanço na história dos iPhones", disse Cook sobre os novos modelos, enquanto o vice-presidente Phil Schiller afirmou que são "simplesmente deslumbrantes".

Os iPhones continuam sendo a primeira fonte de receitas da empresa desde que foram lançados, há sete anos.

A Apple ainda colocou a cereja no bolo de sua apresentação, que nos últimos dias suscitou todo tipo de especulações, lançando o ApplePay, um novo sistema de pagamento eletrônico que permite adquirir bens ou cancelar contas apenas apresentando o telefone vinculado a um cartão de crédito.

Cook garantiu que o Apple Pay substituirá "o antiquado processo de pagamento" em dinheiro ou com cartões por "um sistema inteiramente novo".

gc-soe-spc/lm/ma/dm