IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Astronautas russos e americano retornam para a Terra

11/09/2014 06h00

MOSCOU, 11 Set 2014 (AFP) - Três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), dois russos e um americano, retornaram nesta quinta-feira para a Terra após uma missão de seis meses no espaço, anunciou a agência espacial russa Roskosmos.

"O pouso aconteceu da maneira prevista, ao sudeste da cidade de Djezkazgan", no centro do Cazaquistão, informa um comunicado da agência.

O americano Steven Swanson e os russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemiev, que decolaram no dia 26 de março, pousaram às 2H23 GMT (23H37 de Brasília, quarta-feira), no Cazaquistão, a bordo da nave Soyuz TMA-12M.

"Durante o período que passaram na ISS, a equipe deu a volta à Terra mais de 2.700 vezes e percorreu mais de 115 milhões de quilômetros", afirma um comunicado da NASA, agência espacial americana.

A tripulação russo-americana, que decolou em plena crise entre Moscou e os países ocidentais pela anexação da Crimeia pela Rússia, realizou dezenas de experiências científicas e saídas ao espaço.

Skvortsov, de 48 anos, que já havia participado em dois voos ao espaço, foi o comandante da missão.

Artemiev, de 43 anos, fez a primeira viagem ao espaço, enquanto o americano Swanson, de 53, já havia participado eam dois voos, um deles com quatro saídas ao espaço.

Durante a missão, Swanson dirigiu o braço robótico teleguiado da ISS para acoplar a cápsula não tripulada Cygnus, que chegou em julho para fornecer comida e equipamentos aos seis astronautas a bordo da estação.

Uma tripulação de seis astronautas ocupa de forma permanente a estrutura, com mudanças a cada seis meses no máximo.