IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo sobe quase 2 dólares em Nova York

16/09/2014 17h30

NOVA YORK, 16 Set 2014 (AFP) - Os preços do petróleo em Nova York subiram quase dois dólares, impulsionados por uma possível redução da produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e por um rebote técnico após fortes perdas.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em outubro subiu 1,96 dólares, a 94,88 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro, em seu primeiro dia como contrato de referência, também fechou em alta, a 99,05 dólares, no Intercontinental Exchange (ICE), com uma valorização de 1,17 dólares em relação ao fechamento de segunda-feira.

"Desde a abertura, o mercado seguiu um movimento de alta, estimulado por um bom ritmo de compras, depois de perdas consideradas excessivas", ressaltou Bill Baruch, da iiTrader.

"Durante a sessão, a tendência altista foi acentuada por repercussões sobre as declarações do secretário-geral da Opep, Abdallah El Badri", opinou Tim Evans, da Citi Futures.

"El Badri indicou que a organização pode reduzir sua produção de petróleo em 500.000 barris diários, a 29,5 milhões", acrescentou.

O mercado espera também a publicação na quarta-feira dos dados semanais de reservas petroleiras nos Estados Unidos, que permitem uma estimativa do consumo de petróleo no principal consumidor dessa matéria-prima.

"Se espera uma redução no nível de reservas", disse Gene McGillian, da Tradition Energy.

"Os operadores se preparam para a decisão do Federal Reserve também na quarta-feira, embora não seja mais do que uma distração passageira para o mercado de energia", avaliou Evans.

Os investidores buscam toda indicação sobre a futura evolução da política monetária americana e principalmente sobre o calendário de um eventual aumento das taxas de juros, que desde 2008 se encontram próximas de cercanas zero.

ppa/jld/nas /ja/cc