IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caricaturista é demitida de jornal na Venezuela após charge sobre saúde pública

17/09/2014 22h56

CARACAS, 18 Set 2014 (AFP) - Uma caricaturista do jornal venezuelano El Universal denunciou nesta quarta-feira que havia sido demitida horas depois de publicar uma charge com o título "Saúde na Venezuela", na qual mudava a assinatura do falecido presidente Hugo Chávez para transformá-la em eletrocardiograma de um morto.

"Fui notificada hoje da minha demissão do El Universal por esta caricatura e por minha postura incômoda de denúncia gráfica", escreveu a caricaturista Rayma, que há 19 anos publicava trabalhos nesse periódico, um dos principais da Venezuela.

A charge de Rayma foi publicada em meio a uma situação de desabastecimento de medicamentos e materiais hospitalares básicos, que provocaram apelos por uma declaração de emergência sanitária nacional.

A charge ainda podia ser vista nesta quarta-feira à noite no site do jornal, www.eluniversal.com.

Procurado pela AFP, um representante do El Universal disse que a direção vai divulgar um comunicado na quinta-feira.

O diário El Universal foi identificado com a direita venezuelana durante mais de um século. Mas o jornal foi vendido há um mês e meio à empresa espanhola Epalisticia, passando a adotar uma orientação editorial menos crítica ao governo de Nicolás Maduro.

Vários colunistas que deixaram de publicar suas colunas no jornal anunciaram nas redes sociais que seus textos haviam sido rejeitados sem maiores explicações.