IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em alta em Nova York, a 91,56 dólares o barril

23/09/2014 18h45

NOVA YORK, 23 Set 2014 (AFP) - O preço do petróleo teve uma pequena alta nesta terça-feira em Nova York, impulsionado pelo aumento das tensões geopolíticas, após os ataques aéreos dos Estados Unidos na Síria e por um dólar mais fraco.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro, no seu primeiro dia de cotação, teve alta de 69 centavos, a 91,56 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo prazo fechou em queda, a 96,85 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), 12 centavos abaixo do fechamento de segunda-feira.

"Pela primeira vez em semanas parece que o mercado passou a considerar em seus preços o aumento dos riscos geopolíticos e o nervosismo dos investidores em relação ao que ocorre na Síria", explicou Phil Flynn, da Price Futures Group.

Ajudados por seus aliados árabes, os EUA atacaram pela primeira vez nesta quarta-feira a organização Estado Islâmico (EI) na Síria, abrindo assim uma nova frente de guerra contra o grupo ultra radical que já é alvo de ataques no Iraque.

É a primeira intervenção estrangeira em território sírio desde o início da guerra civil em 2011.

"O mercado se prepara para um eventual aumento da demanda de produtos energéticos americanos em caso de perturbação do abastecimento do Oriente Médio, que sustenta os preços do WTI", acrescentou.

Uma pequena queda do dólar favoreceu as compras de investidores que negociam com outras divisas, contribuindo para o aumento do preço do barril nos EUA.