IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do petróleo é o mais baixo em 17 meses, a US$ 88,85 o barril

07/10/2014 17h33

NOVA YORK, 07 Out 2014 (AFP) - Nesta terça-feira, o preço do petróleo bateu em Nova York o seu menor nível desde abril de 2013, abalado por preocupações sobre o crescimento mundial, após o FMI ter revisado suas previsões para baixo.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro caiu 1,49 dólar no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 88,85 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para igual entrega fechou a 92,11 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 68 centavos em comparação ao fechamento de segunda-feira.

"A história de hoje é aquela que guia o mercado há várias semanas: uma história de oferta abundante quando o crescimento mundial mostra sinais de debilidade, e o consumo nos EUA é tradicionalmente mais fraco neste período entre o final das férias e o início do inverno", destacou James Williams, da WTRG Economics.

Os investidores se preocupam com o consumo na Europa, em um momento de forte recuo da produção industrial na Alemanha em agosto (-4%).

O FMI revisou para baixo suas previsões de crescimento para a zona do euro em relação a julho, a 0,8% neste ano e 1,3% em 2015.

"Além disso, a oferta (de petróleo) continua alta no mundo", lembrou James Williams.

"Os investidores esperam um crescimento das reservas de cru no relatório semanal sobre produtos derivados de petróleo nos EUA que sairá nesta quarta-feira", afirmou Matt Smith, da Schneider Electric.

Segundo os analistas consultados pela agência Dow Jones Newswire, o aumento deve ser de 1,9 milhão de barris na semana encerrada em 3 de outubro.

A valorização do dólar também reduziu o interesse pelo WTI.