IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dezenas de montanhistas são resgatados após nevasca letal no Himalaia

16/10/2014 20h06

KATMANDU, 16 Out 2014 (AFP) - Socorristas nepaleses resgataram nesta quinta-feira mais de 150 pessoas, entre elas dezenas de montanhistas estrangeiros no Himalaia, onde uma forte tempestade de neve foi registrada na terça, deixando 30 mortos.

"Progredimos muito hoje. Pudemos transportar hoje, sãos e salvos, 154 resgatados, entre eles, 76 estrangeiros", declarou à AFP Ganesh Rai, o policial que coordenou o salvamento.

As equipes de resgate encontraram 23 corpos na região de Annapurna e temem a morte de cinco alpinistas pegos por uma avalanche em seu acampamento de base no sopé do monte Dhaulagiri (8.167 metros). Além disso, três pastores de iaques foram mortos enquanto seus animais pastavam.

O ciclone Hudhud, que passou pela costa leste da vizinha Índia, foi o causador das fortes nevascas durante o fim de semana, em plena temporada de montanhismo.

Foram resgatados os corpos de sete nepaleses, três israelenses, três poloneses, um vietnamita e um eslovaco e debaixo da neve continuam sepultados quatro canadenses e três indianos.

Vinte e seis montanhistas e guias - 22 estrangeiros - conseguiram se abrigar em um refúgio em Thorong High Camp, a 4.800 metros de altitude, relatou um deles, um americano, em contato por telefone.

O excursionista Max Weinstein explicou que, depois de deixar o hotel às 06h30 locais de terça-feira, eles começaram a subir. Foi quando começou a nevar fortemente.

"Não conseguíamos ver nada e logo começaram a cair grandes pedras", explicou à AFP.

Ao todo, 168 estrangeiros foram registrados esta semana para completar o famoso circuito da montanha Annapurna, no distrito de Mustang.

Além dos estrangeiros registrados, as autoridades não excluem que alguns nepaleses - que não têm obrigação de se registrar - também tenham sido surpreendidos pelo mau tempo.

As pessoas levemente feridas receberam cuidados médicos nos hospitais locais, enquanto pelo menos 14 montanhistas de Hong Kong e de Israel que sofriam de congelamento foram enviados de avião para Katmandu.

Todo ano, milhares de turistas visitam a região em outubro, quando as condições para excursões são consideradas boas. Nesta semana, porém, foram registradas nevascas fora do comum, após a passagem do tufão Hudhud.

"Intensificamos nossas buscas. Nossos esforços estão focados em encontrar sobreviventes em vez de corpos" das vítimas, afirmou Keshav Panday, que coordena os esforços organizados pela Associação de Agências de Trekking do Nepal (TAAN).