IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's rebaixa nota da Rússia

17/10/2014 19h58

PARIS, 17 Out 2014 (AFP) - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta sexta-feira a nota de crédito da Rússia, de Baa1 para Baa2, apontando para projeções de baixo crescimento, para a crise da Ucrânia, as sanções e a fuga de capitais.

"O rebaixamento está relacionado aos problemas de longo prazo na já debilitada economia da Rússia, em decorrência da atual crise na Ucrânia e, consequentemente, das sanções impostas", afirmou a Moody's em comunicado.

"Mesmo antes da crise da Ucrânia, o potencial de crescimento da economia russa estava em queda, de acordo com o FMI, por causa dos gargalos de infraestrutura e das deficiências do mercado de trabalho e da educação", disse.

"O endurecimento das sanções contra a Rússia agravou a desaceleração do crescimento econômico e a confiança dos consumidores e dos investidores", acrescentou.

"A demanda doméstica caiu no segundo trimestre, incluindo o declínio dos estoques e dos investimentos", observou a Moody's, que prevê a continuidade das agitações na Ucrânia e das sanções.

A economia russa tem sido gravemente abalada pela crise na Ucrânia, com a imposição de duras sanções, só comparáveis aos tempos de Guerra Fria.

As sanções impedem o acesso de várias empresas russas ao mercado internacional, o que é um péssimo cenário considerando-se os 55 bilhões de dólares em empréstimos e amortizações com vencimento até o final do ano.

Além disso, a fuga de capitais do país disparou, chegando a 100 bilhões de dólares neste ano, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, enquanto a inflação cresce 8%.