IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo fecha em alta em NY, a US$ 82,81

21/10/2014 19h17

NOVA YORK, 21 Out 2014 (AFP) - Os preços do petróleo em Nova York fecharam em leve alta, nesta terça-feira, influenciados pelos números animadores da China, que deixaram para segundo plano a expectativa de aumento das reservas nos Estados Unidos.

O barril do "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro ganhou 10 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 82,81.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro terminou a 86,22 dólares no Intercontinental Exchange (ICE) - uma alta de 82 centavos em relação ao fechamento de segunda-feira.

Assim como o de outras matérias-primas, os preços do petróleo se beneficiaram "da esperança de que a demanda aumente, se a economia mundial melhorar", comentou Carl Larry, da Oil Outlooks and Opinion.

Os dados sobre o crescimento chinês em particular tranquilizaram os investidores. A China cresceu 7,3% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

"Em paralelo, a produção industrial superou levemente as previsões, e as vendas varejistas foram um pouco inferiores (ao esperado), mas, de qualquer modo, também em um nível elevado (+11,6% em setembro, em relação ao mesmo intervalo de 2013)", comentou Matt Smith, da Schneider Electric.

"A demanda estimada de petróleo na China também se mostrou forte em setembro, aumentando 9,1%", completou Smith.

A boa performance dos índices de Wall Street nesta terça também contribuiu para a alta do mercado petroleiro, segundo Carl Larry.