IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Amazon aumenta 'nuvem' europeia com dois novos centros de dados na Alemanha

23/10/2014 21h02

BERLIM, 23 Out 2014 (AFP) - A gigante do varejo na internet, Amazon, anunciou nesta quinta-feira a abertura de dois novos centros de dados em Frankfurt, na Alemanha, o que vai permitir aos seus clientes europeus manterem suas informações pessoais corretamente armazenadas e protegidas.

"Para nós, é muito importante que nossos clientes saibam que seus dados não sairão do território europeu e que sempre poderão ter controle sobre eles", explicou à AFP Andy Jassy, vice-presidente da Amazon Web Services, filial do grupo americano.

A nova plataforma de Frankfurt, que se soma à já existente na Irlanda, "respeita todas as leis da União Europeia sobre a proteção de dados", informou Jassy. A Amazon Web Services é especializada em serviços na "nuvem", como são conhecidos o armazenamento e a gestão de dados na internet.

A questão da proteção de dados é importante: há pouco mais de um ano estourou o escândalo Prism que, segundo alguns especialistas, poderia fazer a indústria especializada americana perder no serviço US$ 180 bilhões para competidores locais.

A Amazon não foi afetada pelo escândalo que atingiu pesos pesados da tecnologia, como Apple, Facebook e Microsoft, que admitiram ter recebido milhares de pedidos de informação sobre seus usuários por parte das autoridades americanas, em prol da segurança nacional.

A Amazon Web Services, considerada pelos especialistas como o líder mundial das "nuvens", pretende ampliar sua rede na Alemanha e, "no futuro, abrir outras plataformas na Europa", acrescentou Jassy.

Para a gigante da distribuição, o negócio do armazenamento e gestão de dados digitais faz parte de sua estratégia de diversificação, com a qual busca se expandir para além de sua atividade principal, o comércio online.