IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Estado Islâmico é o grupo terrorista com melhor financiamento

23/10/2014 15h13

WASHINGTON, 23 Out 2014 (AFP) - A organização Estado Islâmico (EI) talvez seja o grupo terrorista que receba mais financiamentos graças aos rendimentos do petróleo e ao dinheiro de resgate e extorsões, afirmou nesta quinta-feira o subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos para a luta antiterrorismo.

"Com exceção de algumas organizações terroristas sustentadas por Estados, o grupo EI é provavelmente a organização terrorista mais bem financiada que enfrentamos", afirmou David Cohen durante um discurso no centro de estudos Carnegie Endowment for International Peace, em Washington.

A extração de petróleo na Síria e no Iraque, vendido depois no mercado negro, dá cerca de um milhão de dólares por dia à organização desde junho, segundo Cohen.

O subsecretário denunciou o fato de que este petróleo seja vendido aos curdos no Iraque, que o revendem para na Turquia, mas assegurou que as autoridades turcas e curdas se comprometeram em combater este contrabando.

Quanto aos sequestro, ressaltou que o grupo acumulou ao menos 20 milhões de dólares com resgates este ano e pediu que os países que tiverem cidadãos capturados não cedam a esta chantagem.