IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupos Cutrale e Safra aumentam oferta por produtora de bananas

23/10/2014 14h57

NOVA YORK, 23 Out 2014 (AFP) - Nesta quinta-feira, os grupos Cutrale e Safra aumentaram pela segunda vez sua oferta de compra à produtora americana de bananas Chiquita Brands International, que rejeitou suas ofertas anteriores por estar preparando uma fusão com a distribuidora irlandesa Fyffes.

Os acionistas da Chiquita devem se pronunciar na sexta-feira em assembleia geral sobre a fusão com a Fyffes, especialista em frutas exóticas, em uma operação apoiada pelo diretório da empresa.

A Cutrale e o Safra, dos milionários José Luís Cutrale e Joseph Safra, propõem 14,50 dólares em dinheiro por cada ação da Chiquita, em um valor total de 680,9 milhões de dólares, segundo um comunicado conjunto.

Nesse preço, o bônus fica em torno de 14% em relação ao fechamento de quarta-feira.

A Cutrale e o Safra indicaram que a oferta está de pé até 26 de outubro, respondendo às criticas da Chiquita, de que a oferta anterior não seria válida após a data de sua assembleia geral, em caso de voto negativo sobre a fusão com a Fyffes.

"Examinaremos atentamente esta proposta revisada, considerando o que é bom para os nossos acionistas", afirmou a Chiquita, confirmando a assembleia de sexta-feira.

Em Wall Street as ações da Chiquita tiveram alta de 7,85%, a 13,74 dólares.

Sob pressão da Cutrale e do Safra, a Chiquita e a Fyffes tiveram que alterar no final de setembro seu projeto de fusão que dará origem à maior comercializadora de bananas, com uma fatia de 18,7% do mercado mundial.

Os acionistas da Chiquita terão 59,6% do capital da nova sociedade, em vez de 50,7% do projeto inicial apresentado em março.

Na época, a Chiquita foi avaliada em 526 milhões de dólares, mas o grupo também deve ser beneficiado por uma redução fiscal com a transferência de sua sede central para a Irlanda.

Se a fusão for vetada, a Chiquita terá que indenizar a Fyffes, segundo o acordo entre os dois grupos.