IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE: condições de crédito continuam melhorando lentamente na zona euro

29/10/2014 11h33

FRANKFURT AM MAIN, 29 Out 2014 (AFP) - As condições de crédito para famílias e empresas foram flexibilizadas na zona do euro, com uma pequena melhora no terceiro trimestre como aconteceu no anterior, informou nesta quarta-feira Banco Central Europeu (BCE).

"Pela segunda vez consecutiva, uma pequena porcentagem dos bancos da zona do euro (3%, após 2% do trimestre anterior) informou que as condições de crédito às empresas foram suavizadas, após um endurecimento generalizado de meados de 2007 ao início de 2014", explicou o BCE em um estudo trimestral.

"Os bancos também foram flexibilizando suas condições em termos líquidos para os empréstimos às famílias" indicou o Banco.

As demandas por empréstimos aumentaram no terceiro trimestre tanto do lado das empresas como das famílias, mas "ao mesmo tempo, os bancos informaram que o ressurgimento das preocupações (econômicas) afetava as condições de crédito".

Para relançar a dinâmica do crédito e, consequentemente, da economia, o BCE divulgou em junho e depois em setembro um arsenal de medidas destinadas a proporcionar liquidez aos bancos, entre elas um programa de empréstimos de muito longo prazo.

A primeira operação desse programa, em setembro, decepcionou as expectativas, com um montante de empréstimos de 82,6 bilhões de euros para 255 bancos europeus.

Os bancos indicaram ao BCE que sua participação neste programa "está principalmente motivado pela rentabilidade", explicou o relatório.