IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Apple diz ter orgulho de ser gay

30/10/2014 12h30

NOVA YORK, 30 Out 2014 (AFP) - Tim Cook, presidente-executivo da Apple, anunciou publicamente nesta quinta-feira ser homossexual em um artigo publicado no site da revista Bloomberg Businessweek.

"Por anos, eu tenho sido aberto com muitas pessoas sobre a minha orientação sexual. Muitos colegas na Apple sabem que eu sou gay, e isso não parece fazer diferença no modo como eles me tratam", revelou Cook.

O executivo, de 53 anos, tornou-se presidente-executivo da empresa em agosto de 2011, sucedendo o fundador Steve Jobs, de quem era braço direito.

"Eu tenho orgulho de ser gay e considero ser gay um dos maiores dons que Deus me deu", afirma no artigo, considerando que "ser gay me deu uma entendimento mais profundo do que significa ser minoria e abre uma janela que mostra os desafios que pessoas de outras minorias têm de enfrentar todo dia".

"Eu não me considero um ativista, mas eu percebo quando eu tenho me beneficiado do sacrifício de outros. Então se ouvir que o CEO da Apple é gay pode ajudar alguém lutando para aceitar que ele ou ela é, ou trazer algum conforto a qualquer um que se sinta sozinho, ou inspirar as pessoas a insistir em sua igualdade, então vale a pena trocar isso pela minha privacidade", acrescentou Tim Cook.

"Eu estou fazendo minha parte, ainda que pequena, para ajudar os outros. (...) Nós pavimentamos o caminho iluminado pelo sol em busca de justiça juntos, tijolo por tijolo. Esse é o meu tijolo", concluiu.