IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Mundial: países do Golfo gastam US$ 160 bi em subsídios à energia

04/11/2014 19h28

CIDADE DO KUWAIT, 04 Nov 2014 (AFP) - Estados árabes do Golfo, responsáveis por um quinto da produção de petróleo bruto do mundo, gastam mais de 160 bilhões de dólares por ano subsidiando energia, afirmou o Banco Mundial nesta terça-feira.

"Os Estados do Golfo gastam todo ano cerca de 10% do seu Produto Interno Bruto em subsídios à produção de energia, incluindo combustível e eletricidade. Isso equivale a 160 bilhões de dólares, disse Shantayanan Devarajan, economista-chefe do banco para Oriente Médio e Norte da África.

Os seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) - Bahrein, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos - somaram um PIB de 1,64 trilhão de dólares no final de 2013, de acordo com o Fundo Monetário Internacional.

A Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, responde por quase a metade dos subsídios do GCC.

O relatório do Banco Mundial afirma que o Oriente Médio e o Norte da África, que abriga 5,5% e representa 3,3% do seu PIB, contribui com 48% dos subsídios globais para energia.

O valor estimado para toda a região ultrapassa os 250 bilhões de dólares. Iraque, Irã e Argélia, por exemplo, gastam mais de 10% do PIB com o subsídio.

"Esses subsídios desviam recursos da saúde, educação e investimentos. Possivelmente também são uma ameaça a uma dívida pública sustentável", observa o relatório, que ressalta que grande parte desses subsídios beneficia os ricos.