IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Identificada na Alemanha nova cepa de gripe das aves

05/11/2014 20h27

BERLIM, 05 Nov 2014 (AFP) - Uma nova cepa de gripe das aves, denominada H5N8, foi identificada em uma granja de perus no norte da Alemanha, algo inédito na Europa, anunciaram nesta quarta-feira autoridades locais.

Restrito atualmente "à Ásia, em particular à Coreia do Sul", o vírus foi identificado em uma granja do estado-região de Mecklembourg-Pomerânia-Ocidental, afetada por uma onda de mortes de aves sem explicação, informou em um comunicado o ministério regional da Agricultura.

Esta é a "primeira aparição na Europa" desta cepa do vírus, que não tinha nem mesmo sido detectada "na população de aves selvagens", acrescentou o ministério.

Os perus doentes foram mortos, a criação, desinfectada, e um perímetro de segurança com um "mínimo de três quilômetros", estabelecida, enquanto uma zona de observação "de pelo menos dez quilômetros" foi montada, acrescentou a fonte.

Esta cepa é diferente do subtipo A(H5N6), também novo, contra o qual a organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) tomou medidas preventivas em setembro, devido à sua alta virulência.

cfm-cfe/gg/mvv