IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carros de luxo, 4x4 e 'verdes' dividem espaço no Salão de Los Angeles

18/11/2014 21h42

LOS ANGELES, 18 Nov 2014 (AFP) - O Salão do Automóvel de Los Angeles inicia nesta terça-feira uma exposição marcada por carros de luxo, esportivos e utilitários, bem como com alguns veículos "verdes", que serão ofuscados por modelos de alta cilindrada.

Uns 30 lançamentos mundiais serão apresentados a partir de sexta-feira e até o fim do mês no evento, depois de três dias reservados a profissionais do setor.

Ao menos 900 mil visitantes são aguardados no Los Angeles Convention Center, "muito mais do que no ano passado", indicou uma porta-voz.



- O setor do super luxo - "Sessenta e três por cento das novidades serão veículos de luxo e esportivos", explicou à AFP uma fonte da organização.

A Mercedes, com seus modelos superluxuosos, quer seduzir "0,1%" dos mais ricos e concorrer com a Bentley e a Maserati. Alguns de seus exemplares estão na categoria do Porsche Panamera, cujo preço varia de US$ 200.000 a US$ 250.000, explicou à AFP Jack Nerad, da empresa especializada Kelley Blue Book.

"Parece haver muitas vendas neste segmento muito rentável do luxo, particularmente na China", onde o Mercedes S600 será apresentado simultaneamente, acrescentou.

Audi, Jaguar, BMW e Porsche também apresentarão novidades.



- A opulência decorativa na ordem do dia - Em um momento em que tecnologias de navegação via satélite serão rapidamente integrados em todos os veículos, os fabricantes de modelos de luxo querem seduzir os motoristas mais ricos com uma oferta de veículos opulentos.

A Bentley, por exemplo, oferece a quem tiver disposição a pagar, assentos "incrustados de diamantes ou painéis interiores com madeiras exóticas", disse à AFP uma fonte da organização.

Aston Martin, BMW, Mercedes-Maybach e Audi propõem também carros com opções extravagantes.



- O reino dos grandes motores - "Hoje vemos mais carros potentes do que nunca. É contraditório com a nossa época de preocupação pela ecologia, mas as pessoas continuam usando os veículos para se expressar" e querem veículos exportivos, destacou Nerad.

A Cadillac, marca de luxo da General Motors (GM), apresentará em Los Angeles seu novo ATS-V, versão esportiva do sedã compacto e a Chevrolet, também da GM, seu protótipo de carro de corrida.

Enquanto isso, a Ford apresentará a enésima versão de seu mítico Mustang, o GT350, ainda mais poderoso que os anteriores.



- 4x4 no primeiro plano - "Os 4x4 de pequeno porte são o segmento de veículo mais importante do mercado nos Estados Unidos e há um interesse crescente pelos SUV (nr: utilitários) compactos", observou Nerad.

O contexto dos preços da gasolina no país estimula as compras neste segmento, que representará 20% de todos os lançamentos do Salão.

Entre os modelos mais aguardados pelos especialistas estão o Mazda CX-3, o Honda CRV 2016, o Volvo 2015 XC90 e uma nova versão do popular Ford Explorer.



- Os "verdes" em segundo plano - As fábricas de veículos híbridos e elétricos nos EUA não saem dos 3%, por causa dos baixos preços da gasolina e dos preços elevados dos carros em si.

Por isso, sua presença em Los Angeles será muito discreta, com poucos lançamentos.