IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Shell, GDF, Suez e Samsung recebem prêmios antiecológicos Pinóquio

18/11/2014 20h20

PARIS, 18 Nov 2014 (AFP) - Os prêmios Pinóquio 2014, que punem o impacto ecológico e social de grandes empresas, foram atribuídos nesta quarta-feira por várias organizações à petroleira Shell, à empresa de energia GDF Suez e à multinacional de eletrônicos Samsung.

Na categoria "Um para todos, tudo para mim", a ganhadora foi a petroleira Shell, pela exploração de gás de xisto, "exceto na Holanda, seu país de origem, submetido a uma moratória", destacou, em um comunicado, a organização ambientalista Amigos da Terra, junto com o Centro de Pesquisa e Informação para o Desenvolvimento (Crid) e a ONG Povos Solidários.

"Esta multinacional, como as outras grandes petroleiras, alardeia realizar suas operações respeitando 'princípios ambiciosos', mas a realidade no terreno, sobretudo em Argentina e Ucrânia, é muito diferente", asseguraram as organizações.

O prêmio "mais verde que o verde" para a campanha de comunicação "mais mentirosa" foi atribuída à francesa GDF Suez, por suas emissões de dívida "ecológicas" que, segundo as organizações ambientalistas, não se concretizam em nenhuma lista de projetos.

Finalmente, o terceiro prêmio, "Mãos sujas, bolsos cheios" é para a sul-coreana Samsung e "as condições de trabalho indignas" de suas fábricas na China.

A Shell respondeu à atribuição do prêmio com um comunicado, no qual assegurou que a exploração do gás de xisto é feita seguindo cinco critérios para minimizar seu impacto ecológico.

A Samsung reafirmou o compromisso de combate ao trabalho infantil e a GDF Suez assegurou que suas emissões verdes são supervisionadas de forma independente e financiam projetos ambientais.