General Mills retira menção "100% natural" de barras de granola
NOVA YORK, 19 Nov 2014 (AFP) - A empresa americana General Mills aceitou retirar a menção "100% natural" de uma marca de barras de granola que comercializa, com o objetivo de acabar com os processos que acusam o grupo de enganar os consumidores.
As ações legais, iniciadas em 2012, envolvem vários produtos com a marca "Nature Valley", que contêm ingredientes geneticamente modificados (OGM), mas que são vendidos como totalmente "natural".
Segundo uma cópia do acordo feito pela empresa e divulgado na internet, a menção 100% natural será reservada aos produtos "com menos de 0,9%" de OGM e nos quais são utilizados xarope de milho de alta frutose ou aditivos alimentícios como a maltodextrina ou lecitina de soja.
O acordo foi divulgado pelo grupo de defesa dos consumidores Centro para a Ciência no Interesse Público (CSPI, www.cspinet.org).
"Este acordo permitirá que os consumidores, que às vezes ficam perdidos entre as etiquetas de produtos 'naturais', tome decisões corretas", comemorou a organização em um comunicado.
A medida é um passo importante, ainda mais quando se leva em consideração que as agências reguladoras dos Estados Unidos como a FDA, que regulamenta a venda de remédios e alimentos, "deixaram às empresas e às indústrias a definição do que é natural e do que não é", destaca o CSPI.
"Como não existe uma definição (oficial), as empresas continuam utilizando nomes equivocados e os consumidores continuam sendo enganados", completa o comunicado.
A AFP tentou entrar em contato com o porta-voz da General Mills, mas não recebeu um retorno até o momento.
A General Mills é conhecida pelas marcas de cereais como Cheerios, sorvetes (H?agen-Dazs), vegetais congelados (Green Giant) e refeições de inspiração mexicana (Old El Paso).
As ações legais, iniciadas em 2012, envolvem vários produtos com a marca "Nature Valley", que contêm ingredientes geneticamente modificados (OGM), mas que são vendidos como totalmente "natural".
Segundo uma cópia do acordo feito pela empresa e divulgado na internet, a menção 100% natural será reservada aos produtos "com menos de 0,9%" de OGM e nos quais são utilizados xarope de milho de alta frutose ou aditivos alimentícios como a maltodextrina ou lecitina de soja.
O acordo foi divulgado pelo grupo de defesa dos consumidores Centro para a Ciência no Interesse Público (CSPI, www.cspinet.org).
"Este acordo permitirá que os consumidores, que às vezes ficam perdidos entre as etiquetas de produtos 'naturais', tome decisões corretas", comemorou a organização em um comunicado.
A medida é um passo importante, ainda mais quando se leva em consideração que as agências reguladoras dos Estados Unidos como a FDA, que regulamenta a venda de remédios e alimentos, "deixaram às empresas e às indústrias a definição do que é natural e do que não é", destaca o CSPI.
"Como não existe uma definição (oficial), as empresas continuam utilizando nomes equivocados e os consumidores continuam sendo enganados", completa o comunicado.
A AFP tentou entrar em contato com o porta-voz da General Mills, mas não recebeu um retorno até o momento.
A General Mills é conhecida pelas marcas de cereais como Cheerios, sorvetes (H?agen-Dazs), vegetais congelados (Green Giant) e refeições de inspiração mexicana (Old El Paso).
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