IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Zona do euro registra crescimento mais fraco desde julho de 2013

20/11/2014 14h34

BRUXELAS, 20 Nov 2014 (AFP) - A zona do euro registrou em novembro o crescimento mais fraco desde julho de 2013, com um índice PMI em 51,4, sete décimos menor do que em outubro, informou nesta quinta-feira a consultoria Markit, que publica o índice.

"A queda do PMI da zona do euro ao seu mínimo nos últimos dezesseis meses aponta o risco de a região voltar a cair em uma nova recessão", avaliou Chris Williamson, economista da Markit.

"A zona do euro está lutando para gerar algum crescimento, já que o PMI indica que é provável que o PIB tenha aumentado apenas entre 0,1% e 0,2% no quarto trimestre", observou.

O índice para o setor industrial caiu para 51,4 pontos. Segundo a Markit, o crescimento da produção industrial bateu a maior marca dos últimos quatro meses, "mas o ritmo de expansão continua sendo modesto".

Enquanto isso, o crescimento da atividade comercial no setor dos serviços caiu pelo quarto mês consecutivo.

Em ambos os setores o volume de novos pedidos diminuiu ou não teve mudança. Já o emprego se estabilizou, pois "as empresas resistem em aumentar seu número de funcionários por motivos de incerteza econômica e demanda escassa".

Os preços de venda, diz a Markit, voltaram a cair nos dois setores "seguindo a tendência de queda dos preços registrada desde abril de 2012".

Por país, a França teve uma queda de toda a atividade pelo sétimo mês consecutivo, enquanto a atividade econômica da Alemanha se desacelerou no menor nível de julho de 2013.

No demais países da zona do euro, "o ritmo de expansão em geral foi de desaceleração".

bur-pa/jz/cc/dm