IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo fecha em alta em Nova York, a 76,51 dólares o barril

21/11/2014 20h43

NOVA YORK, 21 Nov 2014 (AFP) - As cotações de petróleo terminaram em alta, nesta sexta-feira, sustentadas pela vontade dos bancos centrais chinês e europeu de estimular suas economias, além de rumores de um possível corte de produção por parte da OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro subiu US$ 0,66 no Nova York Mercantile Exchange (Nymex), a 76,51 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo mês fechou em 80,36 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), um aumento de 1,03 dólares com relação ao fechamento de quinta-feira.

O mercado de petróleo foi "ajudado pelo anúncio de uma redução das taxas de juros por parte do Banco Central Chinês para estimular o crescimento, uma medida que poderia levar a um aumento da demanda energética", destacou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou que o banco está pronto para estender "a amplitude, o ritmo e a composição" de seu programa de compra de ativos.

"A perspectiva de medidas de apoio monetário adicionais na China e na zona do euro possibilita o aumento sólido das cotações antes do final de semana. Será que isto vai durar? Não tenho certeza, mas sei que permite, pelo menos por agora, relegar a segundo plano todas as incertezas sobre a próxima reunião da OPEP", destacou Matt Smitt, da Schneider Electric.

Apesar da queda nos preços desde junho, os 12 membros da OPEP ainda não assumiram um compromisso comum para reduzir seu teto de produção, situado em 30 milhões de barris por dia desde o final de 2011, como forma de aumentar os preços.

jum/jld/mr/cd/mp-mvv