IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em baixa em Nova York, a 75,78 dólares o barril

24/11/2014 18h44

NOVA YORK, 24 Nov 2014 (AFP) - O petróleo negociado em Nova York fechou em baixa nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por especulações sobre a intenção dos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) que se reunirá na próxima quinta-feira.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro caiu 73 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex), fechando a 75,78 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro fechou a 79,68 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 68 centavos em relação ao fechamento de sexta-feira.

Os 12 membros da Opep se reúnem na próxima quinta-feira em Viena, onde discutirão sobre suas metas de produção, fixada em 30 milhões de barris diários (mbd) desde o final de 2011.

Segundo Christopher Dembik, analista da Saxo Banque, "é pouco provável que o cartel revise drasticamente para baixo suas previsões de produção. No máximo, pode-se prever uma redução simbólica da ordem de 5% a 10% a fim de apaziguar os membros da Opep como Venezuela e Argélia, que pedem por um aumento do preço do barril".

"As últimas declarações do ministro do Petróleo saudita ressaltando que houve períodos em que a oferta era abundante, sugere que não vão favorecer uma redução significativa e que poderíamos prever um período de oferta crônica", estimou Bart Melek.