IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na vépera da reunião da Opep, petróleo bate menor preço em quatro anos

26/11/2014 19h47

NOVA YORK, 26 Nov 2014 (AFP) - O barril de petróleo em Nova York baixou nesta quarta-feira ao patamar mais baixo dos últimos quatro anos, um dia antes da reunião crucial da Opep.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro caiu 40 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 73,69 dólares, menor valor desde setembro de 2010.

Em Londres o barril de Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo prazo fechou em 77,75 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 58 centavos em relação ao fechamento de terça-feira.

"O mercado está sob pressão pela multiplicação de declarações de representantes na Opep que fazem o mercado pensar que não haverá nenhuma novidade amanhã (quinta-feira)", avaliou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Os preços do petróleo bruto caíram mais de 30% desde o início do terceiro trimestre, e os membros do cartel, que produzem em torno de um terço do petróleo bruto no mundo, devem decidir na quinta-feira em Viena se cortam parte da produção ou se mantêm sua oferta.

"Se a Opep optar pela manutenção do status quo, os preços do barril de WTI podem cair rapidamente para menos de 70 dólares e chegar a 65, 60 dólares", destacou Andy Lipow.