IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do conglomerado Fosun desaparece na China

11/12/2014 13h33

Pequim, 11 dez 2015 (AFP) - O conglomerado chinês Fosun, proprietário do Club Med, perdeu o contato com seu presidente, um desaparecimento que pode se dever a uma investigação das autoridades e que levou à suspensão da cotação de suas filiais nas bolsas de Xangai e Hong Kong.

Guo Guangchang, um magnata de 48 anos e figura emblemática do empresariado chinês, não pode ser contactado desde o meio-dia de quinta-feira, indicou a revista Caixin em um artigo publicado na noite de quinta-feira, no qual cita fontes não identificadas.

"Ainda não sabemos se está sendo investigado ou se está contribuindo para uma investigação" sobre uma terceira pessoa, afirma a revista, conhecida pela confiabilidade de suas informações.

A Caixin cita testemunhos publicados nas redes sociais, que dizem que Guo foi levado pela polícia a um aeroporto de Xangai.

O site de informação Sohu indicou nesta sexta-feira, citando várias fontes, que o magnata estava sendo interrogado como parte de uma investigação anticorrupção contra Ai Baojun, vice-prefeito de Xangai, e que pode ser liberado até domingo.

Horas depois, a sociedade Fosun confirmou que o "desaparecido" cooperava com as autoridades judiciais chinesas.

"Após a investigação, a sociedade afirma que Guo (Guandchang) está ajudando em algumas investigações feitas pelas autoridades judiciais chinesas", afirmou Fosun em um comunicado.

Contactada pela AFP, Tina Law, porta-voz da Fosun, se negou a dar explicações, e afirmou que a companhia "prossegue com suas operações de forma perfeitamente normal".

No entanto, a cotação dos títulos de suas filiais Fosun International e Fosun Pharmaceutical estava suspensa nesta sexta-feira na bolsa de Hong Kong.

As ações de várias empresas do Fosun cotadas em Xangai também estavam suspensas.

Guo Guangchang é a 17ª pessoa mais rica da China, com uma fortuna de 5,6 bilhões de dólares, segundo a agência financeira Bloomberg.

Seu conglomerado Fosun é uma das maiores empresas privadas do país, e sua filial de mais destaque, a Fosun International, conta com ativos avaliados em 50 bilhões de iuanes (7,8 bilhões de dólares).

O conglomerado, presente em uma série de setores, da construção civil aos seguros, passando pelo lazer e pela siderurgia, também é conhecido por suas chamativas aquisições no exterior.

No início de 2015, depois de dois anos de batalha, conseguiu tomar o controle do Club Med, o especialista francês dos clubes de férias.

Também adquiriu 5% da empresa britânica de viagens Thomas Cook, e uma importante participação no "Cirque du Soleil" canadense. Também comprou empresas de seguros nos Estados Unidos e em Portugal.

No passado existiram muitos rumores sobre possíveis investigações contra Guo Guangchang, como parte da grande campanha anticorrupção lançada pelo presidente chinês Xi Jinping, que quer limpar tanto o Partido Comunista quanto os altos círculos empresariais do país.

Quando Wang Zongnan, chefe da rede de distribuição Bailian, foi condenado em agosto a 18 anos de prisão por desvio de fundos e corrupção, a sentença mencionou seus vínculos estreitos com Guo, afirma a revista Caixin.

Na China é comum saber do desaparecimento de um dirigente público ou de empresa antes do anúncio formal de uma investigação pela polícia, pelas instâncias reguladoras ou pela poderosa autoridade anticorrupção do Partido Comunista.

bur-jug/ple/avl/ra/ma/cc/mvv

FOSUN INTERNATIONAL

CLUB MEDITERRANEE

THOMAS COOK GROUP