IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Procuradoria espanhola pede investigação de ex-diretores da Abengoa

16/12/2014 18h21

Madri, 16 dez 2015 (AFP) - A procuradoria espanhola se declarou favorável nesta quarta-feira à abertura de uma investigação contra dois ex-diretores do grupo Abengoa, à beira da falência, suspeitos de administração desleal, e um deles de uso de informação privilegiada.

Uma queixa foi apresentada no início de dezembro por dois acionistas da companhia contra o ex-CEO da Abengoa, Manuel Sánchez Ortega, e o filho do fundador e presidente do conselho administrativo, Felipe Benjumea.

O primeiro deixou a empresa em maio e o segundo foi forçado a renunciar em setembro.

A ação movida contra Ortega Sanchez pelo gestor de ativos americano Blackrock após sua saída da Abengoa poderia incorrer em um crime de uso de informação privilegiada, uma vez que a empresa havia especulado para baixo com ações da Abengoa.

A empresa, sobrecarregada por uma pesada dívida, está em processo de insolvência desde 25 de novembro e estima que precisa de cerca de 100 milhões de euros para pagar salários e os pagamentos extra de dezembro, assim como 350 milhões para poder continuar funcionando no primeiro trimestre de 2016, segundo fonte próxima ao assunto.

str-laf/acc/age/mr

ABENGOA

BLACKROCK