IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo tem novo dia de alta em Nova York

19/12/2014 19h41

NOVA YORK, 19 dez 2014 (AFP) - Os preços do petróleo em Nova York tiveram alta acentuada nesta sexta-feira.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro subiu 2,41 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 56,52 dólares, recuperando-se da queda de quinta-feira.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro fechou em 61,38 dólares o barril, uma alta de 2,11 dólares.

"O mercado estava um pouco subvalorizado e, nos últimos dias do ano, os investidores apostam em uma elevação de preços no curto prazo", explicou Gene McGillian, da Tradition Energy.

Desde meados de junho o barril de petróleo caiu à metade de seu valor em Nova York e a tendência se viu aprofundada em novembro pela decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de não cortar seu teto de produção de 30 milhões de barris diários.

"Apesar da tranquilidade ligada ao período de festas de fim de ano, o petróleo não está protegido contra movimentos bruscos", avalia Michael Wittner, analista da Société Générale.

"A volatilidade (do mercado) tem uma tendência a crescer quando há menos gente (operadores) pois os volumes de intercâmbio são menores", destacou.



bur-jdy/jld/mr/cd/cc