IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

SpaceX lança e recupera primeiro estágio de foguete Falcon 9

22/12/2014 05h51

Miami, 22 dez 2015 (AFP) - A empresa americana SpaceX lançou com sucesso nesta segunda-feira seu foguete Falcon 9 - que colocou 11 satélites em órbita - e conseguiu recuperar intacto o primeiro estágio do vetor, em uma operação inédita.

O foguete foi lançado às 20H29 local (23H29 Brasília) de Cabo Cañaveral, Flórida, e minutos após o tiro seu primeiro estágio se desprendeu e começou a regressar à Terra de forma suave, enquanto o segundo estágio levou os satélites para a órbita da Terra.

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pelo empresa do magnata Elon Musk.

"O Falcon pousou", disse o comentarista em meio aos gritos de centenas de convidados que assistiram à operação do centro de comando de Hawthorne, na Califórnia.

O segundo estágio colocou em órbita, com sucesso, os 11 satélites da companhia de comunicações ORBCOMM.

Recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 permitirá à SpaceX poupar muito dinheiro, já que atualmente os componentes destes aparelhos custam milhões de dólares e são destruídos após cada lançamento.

No dia 28 de junho, um Falcon 9 explodiu dois minutos após ser lançado, destruindo uma nave de carga não tripulada Dragon com provisões para os astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS).