IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente da China Telecom é investigado por corrupção

27/12/2014 12h01

Pequim, 27 dez 2015 (AFP) - O presidente da China Telecom, uma das três principais companhias de telecomunicação chinesas, está sendo investigado, anunciou neste domingo o governo de Pequim, no que parece ser o caso mais recente da política de linha dura contra a corrupção.

Chang Xiaobing está sendo investigado por "violações disciplinares severas", segundo um comunicado publicado no site da Comissão Central de Inspeção Disciplinar. O termo é um eufemismo normalmente empregado nos casos de corrupção.

Chang teria sido raptado, segundo um artigo publicado na respeitada revista de negócios Caijing, que afirmava que este desaparecimento ocorreu dias antes de uma importante reunião da companhia estatal, prevista para 28 de dezembro.

Desde a chegada ao poder do presidente Xi Jinping, em 2013, as autoridades chinesas realizam uma campanha de linha dura contra oficiais corruptos, uma iniciativa considerada uma punição política por alguns especialistas.

Vários empresários de alto escalão se viram envolvidos em investigações por corrupção depois que as autoridades anunciaram que concentrariam seus esforços no sistema de companhias estatais, um reduto que resistiu a múltiplas tentativas de reforma.