IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA: Câmara de Representantes aprova construção de oleoduto Keystone XL

09/01/2015 18h21

Washington, 9 Jan 2015 (AFP) - A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta sexta-feira, uma medida do Partido Republicano, autorizando a construção do oleoduto Keystone XL, contrariando o presidente Barack Obama, que tinha manifestado a intenção de vetar a polêmica iniciativa.

Os legisladores aprovaram, por 266 a 153 votos, a medida, que segundo a Casa Branca, o presidente estaria disposto a vetar, depois de seis anos de impasses sobre o megaprojeto, que prevê levar petróleo das areias betuminosas de Alberta, no Canadá, para as refinarias da costa do Golfo nos Estados Unidos.

Vinte e oito representantes, inclusive do Partido Democrata, desafiaram Obama e votaram com os republicanos a favor do oleoduto.

O projeto se tornou uma prioridade para o Partido Republicano, que conquistou o controle das duas câmaras do Congresso nas eleições de novembro passado. O Senado começará a discutir a legislação sobre este oleoduto na próxima semana.

Os defensores do Keystone receberam um grande incentivo na madrugada da sexta-feira, quando a Suprema Corte de Nebraska desconsiderou uma ação, impugnando uma rota proposta para o oleoduto.

Os republicanos disseram a Obama, que até agora se opôs ao projeto por preocupações ambientais, que deveria levar em conta o veredicto da corte e o voto da Câmara como um sinal de que os americanos estão ansiosos para que o projeto avance.

"Não há desculpa - científica ou de qualquer tipo - para que o presidente continue bloqueando o oleoduto", disse o porta-voz da Câmara, John Boehner, depois da votação.