IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA registram crescimento moderado em geral, diz Fed

13/01/2015 18h30

Washington, 13 Jan 2016 (AFP) - A expansão econômica nos Estados Unidos manteve um ritmo moderado na maioria das regiões no fim do ano, mas em duas delas, incluindo a de Nova York, a atividade se estancou - de acordo com o Livro Bege do Federal Reserve, publicado nesta quarta.

Os gastos de consumo se situaram apenas em "leve" alta, enquanto a atividade se enfraqueceu "na maioria dos setores manufatureiros", salvo no automotivo e no de transporte aéreo.

Já o dólar forte teve um impacto negativo sobre a demanda, em especial as exportações, enquanto o tempo excepcionalmente bom moderou o consumo.

Só a região de Boston teve uma expansão dinâmica.

O Livro Bege, assim chamado pela cor de sua capa, é publicado pelo Fed duas semanas antes das reuniões de seu comitê de política monetária (FOMC).

As informações correspondem a dados coletados entre 20 de novembro de 4 de janeiro e servirão de base para as discussões das reuniões que o FOMC celebrará em 26 e 27 deste mês.

Os mercados esperam que nestas reuniões as taxas de juros sejam mantidas inalteradas após o primeiro aumento em quase dez anos em dezembro.

O particularmente inverno ameno do fim de 2015 prejudicou o varejo, especialmente em Nova York, e afetou também o turismo de montanha.

O dólar forte afetou as exportações de manufaturados, mas também baixou o preço das importações de aço chinês, destacou a região de Cleveland.

A valorização do dólar também afetou o turismo e a agricultura, um setor já prejudicado por inundações e secas que agravam a queda de preços.

As contratações cresceram de forma modesta. Os aumentos salariais permaneceram também em um nível modesto, exceto em San Francisco e Nova York, onde houve uma sutil aceleração.

No que diz respeito à inflação, os aumentos foram mínimos na maior parte das regiões.

Além de Nova York, a região do Kansas também teve sua atividade paralisada, neste caso devido aos preços do petróleo, que prejudicaram suas empresas de energia.