IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo sobe com mercado esperançoso em medidas contra ampla oferta

26/01/2015 17h29

Nova York, 26 Jan 2016 (AFP) - O petróleo subiu nesta quarta-feira em Nova York apoiado por rumores sobre possíveis negociações entre a Opep e a Rússia para reduzir a excessiva oferta de petróleo.

Segundo os dados divulgados, o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em março subiu 1,11 dólares, a 31,45, mantendo sua tendência oscilante entre altas e baixas.

Em Londres, o barril de Brent, também para março, subiu 1,30 dólares, a 31,80.

Depois de cair aos menores preços em 12 anos, o mercado se mostra vacilante desde o fim da semana passada; com um aumento de 10% na sexta-feira, uma queda na segunda e um novo aumento nesta terça-feira.

"Escutamos que a Rússia e a Opep consideram colaborar para estabilizar os preços", disse Kyle Cooper, da IAF Advisors. "Provavelmente esse foi o principal fator de alta desta terça-feira", disse Cooper, que relativizou a instabilidade do mercado.

"Se isso for verdade, é uma grande notícia", disse David Hufton, analista da firma PVM.

Até o momento, os discursos oficiais da Opep continuam sendo muito prudentes. Iraque e Kuwait se limitaram a dizer nesta terça-feira que o cartel não reduzirá sua produção sem que haja cooperação de países de fora da Opep.

bur-jdy/jld/aro/gm/llu/cc