IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Curdos iraquianos retomam campo de petróleo e povoados controlados pelo EI

Em Kirkuk, Iraque

31/01/2015 16h36

As forças de combate curdos juntamente com a polícia conseguiram retomar neste sábado (31) um campo de petróleo na região de Kirkuk, no norte do Iraque, que estava sob controle do grupo Estado Islâmico (EI) e libertaram cerca de 24 trabalhadores feitos de refém.

"As forças Peshmerga e a polícia retomou o campo de Khubbaz há pouco e puderam entrar depois de o ter cercado durante horas", disse o general de brigada Sarhad Qader, que informou que também conseguiram reconquistar oito povoados.

O general curdo Westa Rasul informou que o campo estava sob controle do grupo EI na sexta-feira à noite, quando 24 trabalhadores foram sequestrados.

Uma fonte policial informou que a libertação foi atrasada, pois temia-se que houvesse explosivos no bunker onde estavam confinados os trabalhadores.

Neste sábado os combatentes curdos perderam um comandante e o general Hussein Mansur, segunda baixa de alta hierarquia pelo EI nas últimas 48 horas.

A coalizão liderada por Estados Unidos executou 10 bombardeios entre sexta-feira e sábado contra posições do EI em Kirkuk.

O grosso da produção de crudo do Iraque vem dos campos do sul do país, mas o governo considera em suas projeções anuais de orçamento que receberá cerca de 300.000 barris diários desta província.

O EI lançou em junho uma ofensiva no Iraque que lhe permitiu se apoderar em dez dias de extensas áreas do território.