IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Morre, aos 68 anos, José Manuel Lara, presidente do Grupo Planeta

31/01/2015 19h36

Madri, 31 Jan 2015 (AFP) - José Manuel Lara, presidente do grupo de comunicação Planeta, um dos principais de língua espanhola, com forte presença na América Latina, morreu neste sábado aos 68 anos, em Barcelona, informou o grupo.

"José Manuel Lara Bosch, presidente do Grupo Planeta e Atresmedia, morreu pacificamente hoje, em Barcelona, vítima de uma longa doença contra a qual lutou nos últimos três anos", destacou, em um comunicado.

A morte ocorreu em um hospital, informou à AFP o diretor de comunicação do grupo, Patrici Tixis, acrescentando que os funerais serão celebrados na segunda-feira.

Nascido em 8 de março de 1946, em Barcelona, terceiro filho de uma família de quatro irmãos, Lara estudou ciências econômicas na Universidade de Barcelona, antes de iniciar a carreira profissional, em 1963, na Librairie Larousse de Paris.

Posteriormente, assumiu diferentes responsabilidades dentro das empresas do grupo Planeta, presidido na época por seu pai, José Manuel Lara Hernández, tanto na Espanha quanto na América Latina, até ser nomeado, em 1995, conselheiro delegado.

Ele dirigiu, então, a transformação de uma empresa familiar em um dos maiores grupos editoriais em espanhol, com forte presença na América Latina, e em um dos principais grupos de comunicação da Espanha, investindo em imprensa, rádio e televisão.

Após a morte do pai, em 2003, assumiu a presidência do Grupo Planeta e do grupo de televisão Atresmedia.

Lara deixa viúva e quatro filhos.