IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mexicanos buscam familiares entre 60 cadáveres encontrados em crematório

09/02/2015 18h45

México, 9 Fev 2015 (AFP) - Mais de cem mexicanos se apresentaram às autoridades depois que terem sido encontrados 60 cadáveres em um crematório abandonado de Acapulco, pois temem que entre eles possam estar seus familiares, informou um promotor nesta segunda-feira.

"Até o momento levamos 107 pessoas que se apresentaram voluntariamente", disse à emissora MVS Radio Miguel Ángel Godinez, promoção do estado de Guerrero (sul), em cuja jurisdição se encontra Acapulco.

A promotoria suspeita que esses cadáveres encontrados no crematório, fechado há meses, são resultado de uma fraude cometida pelos responsáveis pelo estabelecimento.

"Os clientes do Cremações do Pacífico pensavam que os restos de seus familiares seriam cremados, mas em vez disso é provável que eles tenham recebido outro tipo de cinza, misturada com areia", afirmou Godínez.

De acordo com o promotor, os cadáveres encontrados na noite de quinta-feira estavam a "perfeitamente embalsamados" e conservam "material para análise genética", apesar do alto nível de descomposição. Entretanto, as pessoas que buscaram a promotoria não colheram amostras de DNA, porque as investigação está na fase dos depoimentos, explicou.

Com base nos testemunhos, foram feitas "quatro queixas por fraude" contra o dono de Cremações do Pacífico, Guillermo Estua Zardin, que desde sexta-feira é procurado pela polícia federal e pela Interpol.

Os 60 cadáveres encontrados chocou o México e despertou temores de que pudesse se tratar de um novo caso de aparecimento em massa de vítimas dos cartéis narcotraficantes, já que a turística Acapulco é uma das cidades do país mais afetadas pela violência.

A promotoria, contudo, esclareceu, em algumas horas, que se trata de fraude.